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6 Dicas Básicas para Criação


No artigo anterior, escrevi sobre a dificuldade de algumas pessoas em compreender os significado do termo LOGOMARCA e do LOGOTIPO. E ainda o que fazer quando a tela branca da folha ou do computador começam a ficar cada vez mais intensa e a famosa IDÉIA não vem. O que fazer? Seguem abaixo algumas dicas básicas de CRIAÇÃO.

01)Pesquise muito. Leia revistas, artigos, jornais. Vasculhe a internet (sites e blogs). Entre em diversos sites de agências nacionais e internacionais. Assine revistas do segmento de DESIGN & Marketing. Seja uma pessoa de perfil INVESTIGATIVA.

02) Procure salvar no menu FAVORITO do seu COMPUTADOR artigos, figuras, fontes, desenhos, clip-arts que achar conveniente. Por mais que você ache que não vá utilizar hoje, pode ter certeza que UM DIA você irá utilizar desta mini biblioteca.

03) Se você ainda não tem perfil em mídias SOCIAIS, está na hora de fazer um! Seja no ORKUT, FACEBOOK, micro blog TWITTER, MY SPACE. O importante é estar CONECTADO com as NOVIDADES do MUNDO! Seja na área da ECONOMIA, VAREJO, BRASIL, MUNDO, ESPORTES – uma pessoa informada possui a capacidade de ter OPINIÃO das coisas!

04) Vasculhe na INTERNET, sites com banco de imagens FREE (livre) – Ex: www.sxc.hu

05) Pesquise ao máximo, quais são os CONCORRENTES DIRETOS e INDIRETOS do seu CLIENTE! Verifique qual é a área de atuação da empresa. Sua história, missão, visão, funcionários. Entre no site dos concorrentes. Procure se possível visitar as lojas do concorrente ou ligar para o 0800 da empresa para buscar mais informações. Veja como a empresa trabalha sua arquitetura visual – cores, símbolos, letras, slogan, links interessantes. Se a empresa concorrente não possuiu internet, comece a perceber que pode existir alguma OPORTUNIDADE neste meio eletrônico. Seja uma pessoa investigativa e procure por elementos gráficos utilizados pelas empresas como folders, flyers, catálogos – até um cartão de visita quer dizer muita coisa de uma empresa.

06) Procure verificar quais são as cores, fontes, símbolos que o segmento permite utilizar nos meios. Vamos ao exemplo: Sabemos que às cores Laranja e Vermelho combina muito bem com Lanchonetes, Padaria e Restaurantes, pois são cores que nos passam a sensação de calor e fome (cores quentes) e juntas podem ser trabalhadas com harmonia. Já no segmento de tecnologia, podemos perceber o uso intensivo das cores cinza, prateado, preto, dourado, amarelo queimado e o azul, trazendo para o cliente a sensação de tecnologia e modernidade. Fique atento ao mercado! Algumas simbologias são adotadas como “padrões” a serem seguidos! Quer um exemplo: Imagine o “M” do Mcdonalds na cor AZUL? Estranho né? Já imaginou? Não parece que o hambúrguer está FRIO!

Com estas informações descritas acima na mão, e principalmente na cabeça é hora de você tomar coragem e começar dar início a sua CRIAÇÃO. Se não estiver preparado, não fique preocupado. É importante começar um trabalho com segurança e bem feito do que um trabalho entregue “meia boca”.

Aguardem. Em breve, novo artigo.

 

 

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